November
08
,2024
Como Tratar Infestações por Piolhos e Prevenir o Contágio: Dicas Essenciais
Portes grátis em encomendas superiores 40€, exceto fraldas, toalhitas e alimentação infantil.
Portes grátis em encomendas superiores 40€, exceto fraldas, toalhitas e alimentação infantil.
No seguimento do assunto mencionado na publicação anterior no qual salientámos a importância dos cuidados que devemos proporcionar ao couro cabeludo, referimos agora uma das consequências que poderá surgir num couro cabeludo pouco saudável, a queda de cabelo.
Existem dois tipos de queda. Consegue diferenciá-los?
A queda reacional caracteriza-se por uma queda intensa, difusa e transitória. Trata-se de uma queda reversível que habitualmente se relaciona com fatores externos como o stress, gravidez, amamentação, mudança de estação, fadiga, ou devido a doença. Estes fatores podem influenciar negativamente a circulação no couro cabeludo, o aporte nutricional que o alimenta ou provocar stress a nível celular.
Na queda progressiva ou crónica ocorre uma perda de cabelo e densidade ao longo do tempo. Caracteriza-se por uma diminuição progressiva e localizada da massa capilar. Idade, variações hormonais ou hereditariedade são fatores que podem afetar a densidade do couro cabeludo e promover a queda.
Estão disponíveis no mercado diferentes tipos de formulações elaboradas a partir de uma heterogeneidade de constituintes e princípios ativos. De entre elas, champôs, condicionadores/bálsamos, séruns, loções, ampolas e até óleos.
É importante conjugar o uso de algumas destas referências para que o cabelo recupere a sua força e vitalidade e, consequentemente, aumente a eficácia do tratamento. Independentemente do tipo de formulação, a escolha de um champô anti-queda ou estimulante é importante nesta fase.
O champô irá preparar o couro cabeludo para receber os cuidados de tratamento aplicados posteriormente, promovendo a penetração de ativos.
Há também disponíveis formulações consideradas pré-champôs. Como o próprio nome indica, a sua utilização numa rotina posiciona-se antes do champô. Atuam como estimulantes da microcirculação no couro cabeludo, proporcionando um aumento no aporte de nutrientes que atingem o bolbo capilar, levando à formação de novos fios de cabelo. Terminada a preparação do couro cabeludo, este já se encontra apto a receber o respetivo tratamento. Para esta fase existem várias opções como ampolas, séruns ou loções de tratamento.
Há produtos em que a composição inclui a molécula aminexil que atua como vasodilatador e promove o crescimento capilar. Noutros produtos esta ação é potenciada por ativos de origem natural como ginkgo biloba, cafeína, quinina ou ginseng que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a estimular o folículo capilar e a fortalecer a haste.
Vitaminas do complexo B e óleo de rícino são também ativos comummente presentes nestas formulações que atuam no fortalecimento, hidratação e nutrição capilar.
Por outro lado, se possui cabelo fino com tendência a quebra, poderá formular uma rotina onde inclua, por exemplo, um sérum rico em peptídeos que ajudam a estimular o folículo piloso e a fortalecer o cabelo fino, protegendo ao mesmo tempo o couro cabeludo. Como consequência, o cabelo nascerá mais forte e resistente.
"ENCONTRE AQUI OS PRODUTOS MAIS INDICADOS AO SEU CABELO OU FALE CONNOSCO E NÓS AJUDAMOS"
“Farmaoli, mais do que uma loja, o olhar atento de um Farmacêutico”
Daniela Sousa - Licenciada em Química e Especialista em Dermocosmética
Lígia Teixeira – Licenciada em Ciências Farmacêuticas
Olá gostava de saber quais produtos comprar p cabelos frágeis . Sff