O nosso sítio web utiliza cookies. Se continuar a navegar pelo sítio, considera-se que concorda com a utilização dos nossos cookies. Saber mais.

Destaques
Blog
Couro Cabeludo

Couro Cabeludo

Falamos muitas vezes da importância dos cuidados diários que devemos ter com a nossa pele mas pouco se refere a importância de um couro cabeludo saudável, estando o nosso foco apenas na beleza do cabelo. Mas, na verdade, ter um cabelo bonito só é possível quando o couro cabeludo está saudável, uma vez que este é o responsável pela proteção do nosso crânio e funciona como órgão nutritivo do cabelo. Ou seja, se o couro cabeludo estiver saudável, estaremos perante um cabelo saudável contudo, se o couro cabeludo sofrer algum tipo de perturbação, o cabelo revelará essa fragilidade. Assim, é fundamental estarmos conscientes da importância do couro cabeludo, interpretando-o como uma extensão da pele do rosto. Mas do que falamos quando nos referimos ao couro cabeludo? É um revestimento contínuo e flexível, que atua como barreira física protetora e isolante térmico, sendo considerada a parte viva do cabelo. Tal como a nossa pele, subdivide-se em duas camadas principais, uma mais externa, a epiderme, e uma mais interna, a derme. Enquanto a epiderme tem como função a proteção, a derme é como que um suporte nutritivo que contém inúmeros vasos sanguíneos que permitem à raiz do cabelo receber o aporte de nutrientes e oxigénio de que necessita. É também uma camada muito rica em terminações nervosas, o que faz com que seja uma zona extremamente sensível e reativa ao mais pequeno estímulo. É nesta camada que se encontra a raiz do cabelo (o folículo capilar), local onde a divisão celular está ativa e onde se inicia o processo de crescimento. Este processo ocorre a partir do folículo capilar que está programado para produzir, em média, cerca de 25 cabelos ao longo da vida de um indivíduo. Cada fio de cabelo é constituído, na sua maioria, por queratina. É esta proteína que confere estrutura e resistência ao fio, fazendo parte integrante do seu “esqueleto”. 

Afinal, que influência terá o couro cabeludo no aspeto do nosso cabelo?

O couro cabeludo constitui uma barreira física de proteção, sendo essa a sua principal função. E de que forma é que é feita? Existe uma película protetora sob a superfície do couro cabeludo que se designa por filme hidrolipídico. Esta emulsão de água, suor e sebo previne a entrada de substâncias estranhas (como radiação e microrganismos), regula a hidratação e dá ao cabelo um aspeto suave e sedoso. Ou seja, problemas no couro cabeludo refletir-se-ão no na beleza e na saúde do nosso cabelo.

Sabia que a queda de cabelo pode surgir por termos o couro cabeludo pouco saudável? Antes de iniciar qualquer tratamento, aconselhe-se com um profissional de saúde.

Perante isto, devemos dar primazia à utilização de produtos que, por um lado, devam lavar o cabelo, mas, igualmente e sobretudo, que mantenham o couro cabeludo limpo e saudável.

Como exemplo temos o uso de champôs adequados ao tipo de couro cabeludo/cabelo e o uso de tratamentos específicos para as diversas patologias ou estados do couro cabeludo – psoríase, caspa, couro cabeludo sensível, couro cabeludo seco, oleoso, com prurido, sensibilizado, etc…

“Farmaoli, mais do que uma loja, o olhar atento de um Farmacêutico”

Daniela Sousa - Licenciada em Química e Especialista em Dermocosmética

Lígia Teixeira – Licenciada em Ciências Farmacêuticas

    Responder