O nosso sítio web utiliza cookies. Se continuar a navegar pelo sítio, considera-se que concorda com a utilização dos nossos cookies. Saber mais.

Destaques
Blog
Suplementação com Colagénio

Suplementação com Colagénio

O envelhecimento cutâneo é um processo natural que ocorre essencialmente devido a dois tipos de fatores: fatores extrínsecos (como a poluição, a exposição solar e o estilo de vida) e fatores intrínsecos que se relacionam com a ação das espécies reativas de oxigénio provenientes do metabolismo celular.

Ao longo do tempo, a pele vai registando alterações estruturais. Verifica-se uma perda de integridade e elasticidade devido a uma diminuição na produção de colagénio. A pele torna-se mais flácida, enrugada e tendencialmente mais seca (devido a uma diminuição na síntese de ácido hialurónico).

O colagénio é a principal proteína estrutural presente nos tecidos conjuntivos da pele, tendões, cartilagens e ossos e possui função de suporte. À medida que envelhecemos, a rede de fibras de colagénio vai-se apresentando cada vez mais degradada, as fibras encurtam e desorganizam-se, e a produção de novas fica comprometida pelo aumento da atuação das metaloproteinases (enzimas que degradam estas fibras).

Como resposta às necessidades que a pele vai adquirindo ao longo do tempo, todos os dias surgem inúmeras formulações com colagénio que prometem atenuar os efeitos do envelhecimento cutâneo, melhorando a aparência da pele, tornando-a mais jovem.

Em muitos destes suplementos, os ingredientes bioativos são péptidos (biomoléculas formadas por dois ou mais aminoácidos) de colagénio, que são péptidos ricos em prolina, glicina e hidroxiprolina. Após serem digeridos, estes péptidos estão prontos para serem utilizados pelo nosso organismo na construção de novas fibras de colagénio. Deste modo, verifica-se um aumento na síntese de colagénio que promove hidratação, melhora a elasticidade, aumenta a densidade da pele e reduz as rugas.

Recentemente têm surgido inúmeras informações/opiniões contraditórias no que diz respeito à suplementação com colagénio.

Estudos demonstraram resultados na melhoria da hidratação e da elasticidade (e diminuição da aparência de rugas) após suplementação, quando tomada por períodos entre 30 a 90 dias. Mostraram também que estes resultados se mantêm por um período de aproximadamente quatro semanas após o fim da administração.

De facto, há relatos de melhorias na hidratação, no aspeto das rugas de expressão e até no fortalecimento das unhas e do cabelo. Mas será que quem decide investir nestes suplementos consegue observar diferenças como as que são publicitadas em fotografias com o registo do “antes do colagénio” e “depois do colagénio”? A resposta é NÃO, pois as alterações vão ocorrer mas de forma muito discreta. Se a decisão de investimento tiver como objetivo a eliminação da flacidez e das rugas, não será este o caminho a seguir.

A nossa opinião é que quando tomado de forma contínua, estes suplementos possuem efeito preventivo a longo prazo. Podemos comparar esta questão com o uso de protetor solar. Se o fizermos por apenas uns dias, vai fazer a diferença? NÃO! E se o colocarmos na nossa rotina diária, será que pode mudar o caminho do nosso envelhecimento? SIM!

Consideramos então que estes suplementos constituem mais uma "arma" na luta contra o envelhecimento para que este ocorra com qualidade, podendo ser um bom complemento de outros procedimentos estéticos.

Na FarmaOli trabalhamos apenas com o Purelogicol, essencialmente por dois motivos. Os feedbacks muito positivos que temos recebido e a composição do produto. É um suplemento 100% colagénio cuja fórmula é rica em aminoácidos essenciais e não contém aditivos. Possui um processo enzimático único que o torna mais biodisponível, permitindo uma melhor absorção pelo organismo, sendo que estimula a produção natural de colagénio tipo I e de ácido hialurónico e apresenta efeito antioxidante e anti-inflamatório. Quem o toma refere melhorias na profundidade das rugas, na hidratação da pele e na redução do tamanho dos poros.

"Farmaoli, mais do que uma loja, o olhar atento de um Farmacêutico"

Daniela Sousa – Licenciada em Química e Especialista em Dermocosmética

    Responder